A Cidade de Maragogi

Localização

Maragogi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Localizado a 125 km de Maceió, o município localiza-se no Leste Alagoano e no Litoral Norte Alagoano.

Localiza-se a uma latitude 09º00'44" sul e a uma longitude 35º13'21" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24 617 habitantes, a temperatura média é de 27 graus. Sua economia e baseada no turismo, na pesca e na agricultura.

Possui as mais belas praias da costa dos arrecifes entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte alagoano, sendo considerado por isso um dos mais importantes pólos turísticos regionais.


Histórico

Maragogi era uma povoação primitiva chamada de Gamela e fazia parte do município de Porto Calvo. Tomou parte ativa nas lutas contra os holandeses. Registraram-se grandes combates contra as forças invasoras no distrito de Barra Grande, que foi mais tarde sede da guerra dos Cabanos, juntamente com Barra de Piabas do Bom Sucesso.

A casa grande do engenho Utinga serviu de sede para a revolução Praieira, liderada pelo médico José Beltrão Mavignier. A revolução nº 681, de Abril de 1875, criou a vila dando-lhe o nome de Isabel. Desmembrada do município de Porto Calvo, em face da lei nº 733, passou a chamar-se Maragogi e foi elevada a categoria de cidade através da lei nº 15, de 16 de Maio de 1892.

O atual município de Maragogi limita-se ao leste com o Oceano Atlântico Sul; a Oeste com Porto Colvo e Jacuípi; ao Norte com o Estado de Pernambuco; e ao Sul com Japaratinga (antiga Japaratuba). Os rios lhe servem de limites.


Turismo

Maragogi é hoje um grande pólo turístico, servindo como porta de entrada para os Estados de Alagoas e Pernambuco e se transformando no segundo maior pólo turístico do Estado.


Suas praias têm mar tranquilo, areias alvas e densos coqueirais, destacando-se as de Barra Grande, Burgalhau, Peroba e São Bento. O passeio às galés (piscinas naturais) é imperdível, onde, a 6 km da costa, pode-se observar a Área de Proteção Ambiental onde estão os arrecifes de corais.



No turismo rural,vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saboreando logo depois a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. Entre os eventos locais, destacam-se: o Festival do Marisco, a Abertura do Verão, a festa da Emancipação, a de São Benedito (Peroba), a de N. Sra. da Guia (Barra Grande) e a de São Bento.

A maior atração turística da cidade são as belas praias, de São Bento à Péroba (povoados da cidade), são exuberantes com um verde azulado esplêndido. As piscinas naturais das Galés, no mar, a aproximadamente 6 km da costa, tem águas transparentes onde os turístas se deliciam ao banhar-se rodeados de corais e diversos peixinhos que enfeitam a área com suas infinitas cores.

Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Maragogi

Pousada Residence Oasis

Rua Gov. Afrânio Lages, 74

57955-000, Maragogi/AL - Brasil


E-mail: oasis.pousada@gmail.com

Tel: (82)3296-2344 / (82)9304-1995 / (82)9621-5869



A imagem não pôde ser exibida

Site desenvolvido por Renan Porto